quinta-feira, 8 de novembro de 2012

Benfica – Spartak Moscovo, 2-0: Da Luz com Amor


A equipa de Futebol profissional do Sport Lisboa Benfica cumpriu esta quarta-feira a missão que tinha pela frente ao Spartak Moscovo, ao vencer por 2-0. Apesar de a tarefa não ser fácil, tudo continua matematicamente em aberto na Fase de Grupos da Liga dos Campeões, com a próxima missão a ser frente ao Celtic.

O filme da edição 2012/13 da Fase de Grupos da Liga dos Campeões começou no passado dia 19 de Setembro. A acção começou com um empate (0-0) no recinto do Celtic, seguindo-se dois resultados que obrigaram a contas adicionais – em casa com o Barcelona (0-2) e fora diante do Spartak Moscovo (2-1), o que tornou a missão do Benfica mais difícil. Mas na Luz houve, há e haverá sempre muito amor ao Futebol, a todo o Universo do Sport Lisboa e Benfica e, se em 1963, com o título original, From Russia With Love [Da Rússia com Amor], James Bond completou aquela que foi a sua segunda missão, em pleno 2012, os comandados de Jorge Jesus conseguiram passar uma das etapas da Fase de Grupos com êxito.

Com ordem para marcar, os jogadores “encarnados” não se fizeram rogados e atacaram desde o início a baliza dos moscovitas. No entanto, como em todas as missões, há obstáculos que se afiguram mais complicados de ultrapassar e o primeiro surgiu logo no primeiro minuto, com o árbitro alemão Florian Meyer a não ver Garay a ser puxado claramente no interior da área do Spartak. Grande penalidade que ficou por assinalar e que, em caso de ser marcada com êxito, podia ter aberto mais o encontro.

A missão de marcar golos também não se revelou fácil no primeiro tempo, com várias situações de perigo a não terem o melhor desfecho. Exemplo disso foi o remate de Lima aos 21 minutos e que foi travado de forma incompleta por Rebrov, algo que Salvio não conseguiu aproveitar na recarga. As tentativas de Enzo Perez (24’), Lima (25’) e Salvio (36’) também não surtiram efeito, isto perante um adversário que só por uma vez chegou com perigo à baliza de Artur Moraes (12’).

Bis de “Tacuara”!
Para a segunda parte, o treinador Jorge Jesus mexeu na frente de ataque, ao fazer entrar Cardozo para o lugar de Rodrigo. O paraguaio entrou e marcou logo aos 50 minutos, num lance em que a equipa de arbitragem considerou que o benfiquista estava em fora-de-jogo. Mais uma decisão errada…

O número sete, especialista na hora de alvejar as redes contrárias, não demorou muito para voltar a atacar, desta feita de forma letal. Após um cruzamento de Melgarejo, Cardozo cabeceou com êxito (55’).

Sem ordem para abrandar, o Benfica manteve o pé no acelerador para poder, assim, alcançar o chamado golo da tranquilidade. E ele veio mesmo aos 68 minutos, com uma boa conclusão de Cardozo na área, isto depois deste último ter acertado, aos 65’, na trave!

O paraguaio entrou endiabrado e voltou a colocar a cabeça em água à defesa do Spartak, mais concretamente a Pareja. O jogador da equipa russa fez uma tesoura e derrubou Cardozo no interior da área, o que lhe valeu a expulsão. Na cobrança do castigo máximo (77'), Cardozo viu a bola esbarrar no ferro! 

Mais oportunidades se seguiram até ao final do encontro, mas a bola não voltou a entrar na baliza do Spartak Moscovo. Em Glasgow, por seu lado, o Celtic venceu o Barcelona, por 2-1, e a missão benfiquista, apesar do triunfo sobre os russos, ficou mais complicada. Mas não há missões impossíveis e a próxima é já no próximo dia 20 de Novembro, altura em que o Celtic virá ao Estádio da Luz.  

O Sport Lisboa e Benfica apresentou a seguinte equipa: Artur Moraes; Maxi Pereira (André Gomes, 82’), Jardel, Garay e Melgarejo; André Almeida, Enzo Perez, Salvio e Ola John; Rodrigo (Cardozo, 45’) e Lima (Bruno César, 74’).

Fonte: Sport Lisboa e Benfica 

Sem comentários: